Calibração e Ajustes



CALIBRAÇÃO DE BALANÇAS RASTREÁVEL RBC-INCLUSO CÁLCULO DE TOLERÂNCIAS INMETRO.
Calibrar Balança é necessário para obter bons resultados em seus produtos.

 


 

EXCLUSIVIDADE TECNOBAL BALANÇAS,VEJA ABAIXO:
Certificado de calibração, diferenciado:
Além das incertezas de medição,nosso cliente recebe também as tolerâncias permitidas em cada balança.
Essas tolerâncias são calculadas conforme previsto na Portaria 236/94 e 261/02 INMETRO com valores individuais para cada balança,considerando Classe de exatidão,capacidade e resolução.

Nosso trabalho diferenciado vai agregar confiança em seus produtos.Além disto poderemos dar suporte em informações metrológicas científicas ou Legais pois nosso corpo técnico metrológico tem formação com Pós Graduação em metrologia.

 

Saiba um pouco mais sobre calibração da balança e por que deve realizar a calibração periodicamente:


A calibração da balança é fundamental para se obter resultados de pesagem precisos e ignorar esta importante atividade transforma a medição em suposições. 

A pesagem com uma balança não calibrada é negligência.

A precisão das balanças não calibradas tornam-se menos confiáveis com o passar do tempo.Este é o resultado do desgaste normal causado pelo uso regular e por fatores externos, como choques mecânicos. Isso pode levar a uma degradação ou deterioração relativamente rápida depois de um tempo prolongado.

A calibração da balança planejada periodicamente combinada com frequentes testes de rotina aumenta muito a durabilidade de sua balança e a precisão da pesagem.

Mas o que é calibração?

Em termos simples, a calibração é uma comparação quantitativa. Para verificar a leitura de uma balança, é colocado um peso de referência no prato. O erro é definido como a diferença entre o valor medido (a leitura) e o valor real (o peso de referência). No final da calibração da balança, é gerado um certificado, que relatará as leituras da balança, comparando-as com um valor de referência. As tolerâncias aplicadas resultam em uma declaração de Aprovação/Reprovação.
A calibração da balança periodicamente aumenta a a vida útil da balança e a precisão da pesagem.

Calibração de balanças é uma de nossas especialidades sendo que atendemos todas as marcas e capacidades podendo ser:
Balanças analíticas,balanças de médio ou grande porte, inclusive balanças de pesar caminhão.
Além da calibração nós ajustamos também,pois existem laboratórios que não ajustam e só calibram.

Existe alguma diferença entre o termo calibração e ajuste?
Sim, há uma diferença importante. Infelizmente, os termos “calibração” e “ajuste” são frequentemente confundidos.

Calibração de balanças:
O Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM). Ali, o item 2.39 define calibração como sendo um aspecto de como uma balança opera:
"Operação que estabelece, sob condições especificadas, em uma primeira etapa, uma relação entre os valores de quantidade e as incertezas da medição fornecidos por padrões de medição e as indicações correspondentes com as incertezas da medição associadas; em uma segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando à obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação.”

Ajuste de balanças:
Enquanto a calibração define como uma balança se comporta, o ajuste do dispositivo muda o seu comportamento. O ajuste é definido no VIM conforme abaixo:
"Conjunto de operações realizadas em um sistema de medição, de modo a fornecer indicações prescritas correspondentes a determinados valores de uma quantidade a ser medida."
Portanto, ajustar uma balança quer dizer modificar suas indicações de forma a permitir que estas correspondam, o máximo possível, aos valores de quantidade dos padrões de medição aplicados.


Porque tenho de calibrar minha balança, e quais são os riscos se não calibrar?


No certificado de calibração consta resultados no momento em que a calibração foi realizada.
Em muitos casos, a pessoa responsável presume que a calibração é válida por um ano.
Isso leva à conclusão errônea de que um intervalo de calibração de um ano é suficiente.

O ideal é que os intervalos das calibrações sejam definidos de acordo com uma metodologia baseada em riscos – por exemplo, qual é a probabilidade de algo dar errado e qual o nível de impacto? Um impacto elevado e uma alta probabilidade correspondem a um alto risco, o que requer um intervalo menor de calibração. Caso contrário, um baixo impacto e uma baixa probabilidade levam a um baixo risco, permitindo intervalos mais estendidos.Negligenciar a calibração é uma estratégia de alto risco.

Utilizar equipamento não calibrado pode levar a problemas na produção, como:

Parada de produção não programada
Qualidade ruim do produto
Problemas no processo e na auditoria
Retrabalho e devoluções de produtos

Mudanças ambientais também podem levar a desvios não detectados ou ao aumento nos erros  que vão danificando o desempenho da balança ao longo do tempo. Uma calibração programada periodicamente junto com testes de rotina é a melhor forma de reduzir riscos relacionados à calibração.

Executando a calibração de balança com frequência,você receberá:
Certificado Rastreável RBC referente à calibração podendo receber também a regulagem da balança.


Qual Diferença entre “Calibrar Somente” ou “Calibrar e Ajustar sua balança”
Quando cliente solicita orçamento de calibração,precisa saber que este termo, segundo o VIM- Vocabulário Internacional de Metrologia, não engloba o ajuste da balança caso esteja errada,porém nós ajustamos sem custo adicional.
Para evitar esses desencontros de informações metrológicas, sempre que necessário e possível nós ajustamos a balança. (sem acréscimo de custo ao cliente sendo isto uma de nossas diferenças perante alguns concorrentes).

Somos capacitados para calibração e também ajustar qualquer balança.
VEJA O CERTIFICADO QUE AUTORIZA O AJUSTE.

Fornecemos certificado de calibração incluso tolerâncias permitidas pelo INMETRO.
VEJA O CERTIFICADO MODELO DE CALIBRAÇÃO

Porque fazer calibração com Conosco?
As nossas calibrações são realizadas através de padrões rastreados à RBC-INMETRO.
Trabalhamos somente com balanças e isto traz segurança ao cliente por se tratar de especialistas da pesagem.

Somos profissionais até com 30 anos de experiência comprovam que não estamos nos aventurando neste mercado.
Somos especialistas neste ramo e por experiência própria através de relatos de clientes é melhor centralizar as balanças com o especialista do ramo,então conte conosco!

Nossos pesos padrão um a um tem seu certificado, diferente de alguns laboratórios que não possuem o peso suficiente para efetuar a calibração da balança ou muitas vezes somente alguns pesos contem o certificado.Possuímos mais de 11.000 kg (11 toneladas) de pesos padrão de classes específicas para calibração de balanças de todas classes podendo ser balanças analíticas, balanças comerciais, balanças industriais e balanças rodoviárias.

Todos estes pesos são calibrados e ajustados periodicamente pela rede brasileira de calibração (RBC) para que a balança do cliente apresente a melhor qualidade em pesagem. Os pesos padrão são de extrema importância para as balanças, porque somente com eles é possível realizar as calibrações e verificações das balanças garantindo pesagens precisas e em conformidade com as regulamentações oficiais como INMETRO.Estas calibrações e verificações são realizadas em intervalos pré-definidos pela TECNOBAL BALANÇAS para garantir o bom desempenho das balanças.

 

Assunto especial na calibrações de balanças suspensas:

ATENÇÃO:
CERTIFICAÇÃO EM BALANÇAS SUSPENSAS

A Tecnobal está estruturada fisicamente em pendurar pesos padrão nas balanças suspensas em até 10.000 kg. Com certeza são poucos laboratórios que tem essa capacidade assim como a Tecnobal em executar calibração nas balanças suspensas usando o correto peso/massa padrão com segurança.

Obvio que a balança suspensa fabricada para pesagens acima de 10.000 kg, está apta a indicar o peso pendurado até sua carga máxima, porém, devido estrutura e segurança na Tecnobal, qualquer balança suspensa com capacidade de carga acima de 10.000 kg (10 toneladas) será certificada somente até a indicação de 10.000 kg quando a calibração for executada dentro do laboratório Tecnobal.

Caso cliente queira a verificação/calibração acima de 10.000 kg em balanças suspensas de cargas maiores temos sim como executar, mas deverá  ser  executada nas instalações do cliente com envio de nossos pesos padrão até o local com novos valores a serem cobrados. (nesse caso o transporte destes pesos padrão correm por conta do cliente e também a estrutura a ser utilizada).

Se alguém prometer algo diferente, visite a estrutura do proponente e sempre exija uso de peso/massa padrão em balanças homologadas pelo INMETRO. Evite propostas de comparação com prensas hidráulicas.

A Tecnobal é transparente nos serviços prestados!

Exija isto de seus fornecedores.

CLIQUE E VEJAM A CALIBRAÇÃO DE BALANÇA SUSPENSA COM PESO PADRÃO


Qualidade em pesagem nas balanças da produção é um assunto muito sério.
Seja nosso cliente e deixe conosco a calibração e manutenção de suas balanças!

LIGUE:

Canais de contato: 
(11) 4555-6145
(11) 4555-5402 também é whatsaap
E-mail: tecnobal@tecnobalbalancas.com.br


Envie e-mail:
clique aqui!


Avenida Dom José Gaspar, 259-Bairro Matriz-Mauá-SP / CEP: 09370-670(Sede própria)