Teste de Carga



TESTE DE CARGA  EM PONTE ROLANTE COM USO DE PESO PADRÃO!

Canais de contato:
(11) 4555-6145  / (11) 4555-5402

E-mail: tecnobal@tecnobalbalancas.com.br


Testar Ponte rolante,pórticos,talhas,guindastes,muncks,entre outros é uma questão de responsabilidade dos gestores pois a movimentação de carga suspensa exige atenção redobrada.Testar capacidade de levantar carga na ponte rolante ou outro equiopamento significa,avaliar o quanto a ponte rolante está capacitada em içar cargas em segurança dentro da faixa estabelecida pelo fabricante.Executamos teste de carga com uso de peso padrão e balança certificada com rastreabilidade INMETRO exclusivo para teste de carga em equipamentos de movimentação de carga suspensa.

O teste de carga com elevação de carga suspensa é indicado pelo menos a cada 12 meses.Desta forma o teste de carga periódico reduz riscos de acidentes e indica se há ou não a necessidade em executar manutenção em pontes rolantes,pórticos,talhas,guindastes,muncks,etc.O teste de carga vai comprovar a capacidade ou não de elevação de carga suspensa.

O teste de carga avalia capacidade de içamento e movimentação de carga em qualquer dispositivo que faça o movimento vertical ou horizontal de uma massa conhecida como carga suspensa.
 

Teste de carga e teste de içamento de Carga em Ponte Rolante, pórticos, guinchos, caminhão muncks, monovias, talhas,braço giratório, conforme NORMAS ABNT NBR.

Deseja realizar testes de cargas em equipamentos de elevações, tais como Ponte Rolante, Pórtico Rolante, Talhas Elétricas,caminhões muncks ?

Somos especialistas em teste de Carga em Equipamentos de Elevação com experiência para realizar testes de cargas em Pontes Rolantes, Pórticos Rolantes, e nas situações mais complicadas, em conformidade com as normas regulamentadoras requeridas.Estes testes de carga são realizados com carga estática ou de carga dinâmica, garantindo a qualidade dos equipamentos cumprindo os requisitos das normas regulamentadoras atuais.

Nosso diferencial em teste de carga:
Para os Testes de Cargas, são emitidos laudos , ART's e livros de Registros.
Executamos ensaio de carga suspensa com uso de peso padrão e balanças com rastreabilidade RBC/ INMETRO.

A importância do Teste de capacidade de içamento /levantamento de Carga suspensa:
Ao ser submetido à carga, a estrutura pode se sobrecarregar ou não suportar o peso, e ceder pois é comum que tais estruturas levantem grandes pesos a grandes alturas.
Caso o equipamento venha a ceder em condições extremas (muito peso em elevada altura) certamente acarretará em enormes prejuízos ao local do acidente, a todos os envolvidos e à própria carga.O Teste de Carga avalia o comportamento do equipamento de elevação de carga suspensa ao ser submetido à intensa carga.O ensaio de carga não destrutivo é focado em estruturas que levantam cargas suspensas as quais podem ser móveis, giratórias ou fixas. 

A TECNOBAL utiliza peso padrão e balança para teste de carga em seus equipamentos de elevação e movimentação de Carga suspensa.
O teste de carga com peso padrão é o mais indicado e confiável, se comparar ao teste com bolsas de água.


EVITE PROBLEMAS,FAÇA TESTE DE CARGA REGULARMENTE:
Mesmo efetuando todos os Treinamentos e Laudos obrigatórios de Segurança e Saúde do Trabalho em caso de acidente de trabalho o empregador estará sujeito a Processos tipo:

1- Inquérito Policial – Polícia Civil;
2- Perícia através Instituto Criminalista;
3- Procedimento de Apuração junto Delegacia Regional do Trabalho;
4- Inquérito Civil Público perante o Ministério Público do trabalho para verificação se os demais trabalhadores não estão correndo perigo;
5- O INSS questionará a causa do acidente que poderia ser evitado e se negar a efetuar o pagamento do benefício ao empregado;
6- Familiares poderão ingressar com Processo na Justiça do Trabalho pleiteando danos Morais, Materiais, Luxação, etc.;
7- Outros problemas que surgirão durante o processo.;

 

Ensaio de resistência de carga em ponte rolante.
estar equipamentos de elevação de carga faz a diferença em segurança para todos:

Teste de carga não destrutivo:Realizamos ensaio de carga não destrutivo, conhecido também como testes de carga em todos os tipos de equipamento para içamento de carga.Conte conosco para realizar testes de cargas em Pontes Rolantes, Pórticos Rolantes ou qualquer equipamento de elevação de carga. Realizamos teste com carga estática e de carga dinâmica, onde assegura e  promove as operações seguras no desempenho destes equipamentos que elevam carga suspensa.

Teste de carga até 120% da carga máxima:Todos equipamentos que passam por nossas mãos, sempre que possível é testado até 120% da sua carga nominal, o que garante seu desempenho satisfatório até sua carga máxima.Desta forma o equipamento de movimentação de carga suspensa quando for aprovado para uso podem trabalhar com total segurança.

Teste de carga com massa padrão e balança:Para testar a capacidade de carga do equipamento, utilizamos pesos padrão, balança suspensa digital certificada o que agrega confiança no resultado.

Realização de teste de carga e a adequação à NR-11: A NR 11- Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, estabelece os requisitos de segurança, a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica, quanto manual, de modo a evitar acidentes no local de trabalho.Os serviços de Inspeção de equipamentos por ensaios não destrutivos e teste de carga tem como objetivo suprimir a ocorrência de falhas nos equipamentos decorrentes de erros de projeto, deficiências de estrutura física adequada, procedimentos de fabricação, corrosão, fadiga ou até mesmo danos introduzidos durante o transporte e utilização excessiva do equipamento.

Teste de carga em pontes rolantes, Pórticos, Braços Giratórios, talhas, guinchos, Munck. etc..
Testar equipamentos que faz Movimentação de carga suspensa em sua empresa é questão de segurança e para isto a Tecnobal tem a solução.A movimentação de cargas muito pesadas representa um grande desafio na logística de muitas empresas. É justamente nesta hora que a Tecnobal entra como parceira, fornecendo serviço de teste de carga com alto nível de precisão, pois usamos pesos padrão certificados por laboratório reconhecido pelo INMETRO.

 

DOCUMENTAÇÃO INCLUSA  QUE FORNECEMOS AO CLIENTE NA EXECUÇÃO DO TESTE DE CARGA:
*Certificado referente ao teste de carga incluindo evidência com fotos
*Certificado referente à massa utilizada no ensaio/teste de carga
*Certificado referente à balança utilizada no ensaio/teste de carga

DOCUMENTAÇÃO "OPCIONAL" QUE FORNECEMOS AO CLIENTE NA EXECUÇÃO DO TESTE DE CARGA:
Relatório de Inspeção e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)
Análise Estrutural
Memorial de cálculos
Livro de Registro de ocorrências

 

  • Relatório de Inspeção e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART):Após a inspeção dos equipamentos ou elementos de sustentação, serão emitidos “Relatórios de Inspeção”, com periodicidade anual e emitida ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – recolhida, que passa a fazer parte da documentação doequipamento.

  • Análise Estrutural: Trata-se da inspeção visual e coleta de dados (dimensões) dos equipamentos.

  • Memorial de cálculos:Realização de cálculos de resistência mecânica das estruturas (somente para equipamentos sem histórico ou evidência).

  • Livro de Registro de ocorrências:Após a finalização das inspeções e testes de carga serão realizadas as aberturas dos livros de registro de ocorrências, para os equipamentos que ainda não possuem os respectivos livros, onde serão anexados os relatórios das inspeções e a ART.

Observações:Todas as não conformidades encontradas serão apontadas nos relatórios e na opcional ART, sendo de responsabilidade do proprietário ou responsável pelos equipamentos as devidas adequações, para que os equipamentos sejam considerados aprovados para o uso.

Executamos teste em estruturas, pontes rolantes, pórticos, olhais, vigas, plataformas, caminhões munck, camas hospitalares, gaiolas, talhas de corrente manuais, talhas elétricas, etc.O teste ou ensaio de cargas trata-se de uma técnica utilizada para garantir o procedimento seguro de içar, movimentar, transportar e deslocar determinada carga sem riscos de acidentes.O teste de carga também tem como objetivo documentar os procedimentos para que o cliente faça uso seguro de seu equipamento de movimentação de carga suspensa.

Saiba um pouco mais sobre teste de carga  com pesos padrão e balança eletrônica:

 

Guindastes, Munks, ponte rolante, ou outros equipamentos de movimentação de carga suspensa, devem ser certificados anualmente conforme estabelecidos pelos fabricantes ou normas técnicas.O teste de carga tem como finalidade garantir que o equipamento inspecionado / ensaiado tenha capacidade de executar o que consta nas tabelas de carga ou manuais de fabricantes.

O ensaio de carga também podem ser aplicados em equipamentos ou materiais sem identificação produzidos por terceiros em bom estado.
Usamos uma balança eletrônica calibrada, homologada pelo INMETRO que indica a carga aplicada e/ou pesos padrão certificados.

Serviços de Testes de Carga:
Realizamos testes de carga em diversos tipos de equipamentos com o uso de pesos padrão, células de carga calibradas ou balanças suspensas, sejam eles em guindastes, pontes e pórticos rolantes, guinchos, vigas de sustentação, olhais, monovias, barras de içamento ou de acordo com a necessidade do cliente através do planejamento e execução de projetos especiais.O teste de carga é essencial para garantir a segurança da operação, garantindo o peso máximo ao qual o equipamento suportará, evitando acidentes e passando confiança para quem o opera e o utiliza.

Teste de Carga com certificado e ART:
A execução do Teste de Carga é totalmente documentado registrando os dados coletados em Certificado de Verificação citando o procedimento de Teste de carga acompanhado também de A.R.T, emitido e assinado por engenheiro Mecânico.
 

  


O Teste de Carga visa avaliar o comportamento do equipamento ou estrutura completa ao ser submetido à intensa carga. O teste é focado em estruturas de içamento de diversos seguimentos de movimentação de carga suspensa as quais podem ser móveis, giratórias ou fixas.

A importância do Teste de Carga:
É comum que tais estruturas levantem grandes pesos a grandes alturas. Caso o equipamento venha a ceder em condições extremas (muito peso em elevada altura) certamente acarretará em enormes prejuízos ao local do acidente a  todos os envolvidos e à própria carga.
 

Nos consulte para realizar testes de cargas em equipamentos de elevações, tais como Ponte Rolante, Pórtico Rolante, Talhas elétrica, estruturas, guinchos, guindastes, muncks, cabos de aço, etc.

Nossa forma em executar teste de carga utilizando pesos padrão  juntamente com balança certificada é a forma visualmente mais confiável pois toda carga aplicada é evidenciado na balança.Outro detalhe importante é o cliente entender a facilidade este teste de carga pois assim a confiabilidade e entendimento é bem simples.

Enfim, quando há dúvidas sobre a segurança de uma estrutura, uma alternativa é realizar um teste de carga que também é conhecido como prova de carga.O procedimento também é aplicável para atestar a qualidade de estruturas novas ou que passaram por recuperação e reforço.Para garantir a segurança estrutural, a Tecnobal oferece o serviço completo de teste de carga com massas padrão certificadas pelo INMETRO e também com uso de balança para evidenciar o pesos que estarão sendo usados no teste de carga, confirmando o peso real pendurado na estrutura.Caso queira você mesmo executar o teste de carga, alugaremos para você o peso de padrão necessário e a balança.Fique a vontade em solicitar o que realmente necessita.
 

Os testes de carga e tração em equipamentos de movimentação de carga podem ser:
Teste de Carga em Ponte Rolante, Pórtico Rolante
Teste de carga equipamentos de movimentação de carga
Teste de Desempenho e Carga
Teste de Carga em Ponte Rolante
Teste de carga pórticos
Teste de carga em mono vias e vigas
Teste de carga em Guindastes
Teste de carga em gruas
Teste de carga em Grua
Teste de carga em caminhão munck
Teste de carga em ponte rolante.

Se você mesmo quer executar este teste de carga, também alugamos os pesos e contra pesos somente-VEJA.

Teste de carga equipamentos especiais:
Teste de carga é essencial para garantir a segurança da operação, comprovando o peso máximo ao qual o equipamento suportará garantindo a qualidade do teste de carga e a satisfação do cliente. Nossos técnicos de teste verificam seus equipamentos de elevação de carga ou similares, documentando o processo de teste e os resultados. Após uma inspeção bem-sucedida, o cliente receberá certificado com os ensaios executados onde atestam que os seus equipamentos de elevação de carga estão em conformidade ou não com a descrição de carga nominal do fabricante. Você também pode nos trazer seu problema mesmo que pareça ser impossível resolver, com certeza haverá sempre uma maneira de testar ou simular o ensaio nas condições que seu equipamento necessite trabalhar. Nosso certificado em qualquer caso de teste de carga ou tração será emitido com os valores obtidos e imagens do teste executado no equipamento.

 

Abaixo algumas dicas de segurança para o içamento de cargas

Mantenha os equipamentos com a manutenção em dia e em perfeito estado de conservação
O local de instalação dos equipamentos deve ter estabilidade comprovada através de análise técnica
Sempre ter informações como peso, dimensões, centro de gravidade, a respeito da carga a ser içada
Os operadores devem ser treinados e possuir certificação para operação dos equipamentos.

Manter apenas um operador capacitado para orientar o içamento da carga.

As cargas sempre deverão ser erguidas na vertical, sem arrastar
Isolar e sinalizar a área em que ocorrerá a movimentação da carga. Ela jamais poderá passar sobre pessoas
Desenergizar e bloquear as redes elétricas próximas à área de içamento da carga para evitar acidentes. Só religar depois do trabalho concluído.

Utilizar cordas guias para auxiliar a movimentação e posicionamento da carga. Nunca tocar em uma carga que esteja sendo içada.

Inspecionar todos os acessórios a serem utilizados conforme o tipo de carga antes do içamento.

Verificar a velocidade do vento antes de iniciar as atividades de içamento. Ele influencia diretamente na movimentação da carga.

Verifique o gancho se não está muito aberto e se há trava de segurança.

Os equipamentos e caminhões devem ter sensor sonoro de marcha ré para alerta
Em áreas industriais, a movimentação de carga só pode ser feita após abertura de Permissão de Trabalho.


Ao ser observado qualquer condição insegura ou anormal no local ou no equipamento, suspenda a operação imediatamente e relate aos responsáveis.
Só retome a atividade quando o local ou o equipamento for avaliado e liberado por um profissional habilitado.

 

Ligue:
(11) 4555-6145
(11) 4555-5402

Envie e-mail:
clique aqui!

Se preferir, copie o e-mail abaixo e envie sua solicitação:
tecnobal@tecnobalbalancas.com.br

Veja outros exemplos abaixo:

Teste de carga em guinchos, munck



Teste de carga em diversos tipos de equipamentos

Teste de carga em camas hospitalares paraensaiar a resistência da estrutura.


Teste de carga em equipamentos de tração ou teste de carga em olhais de carga.



Para os Testes de Cargas, são emitidos laudos e ARTs.Para realização dos testes utilizamos massas padrão calibradas em laboratórios acreditados pelo INMETRO. Isto reforça a confiança no teste de carga e dados fornecidos ao cliente que solicita o teste de carga em equipamentos de elevação e movimentação de carga suspensa.Os testes de cargas são necessários em todos os equipamentos de elevação na instalação inicial ou após grandes reparos.

Com experiência para realizar testes de cargas em Pontes Rolantes, Pórticos Rolantes, e nas situações mais complicadas, em conformidade com as normas regulamentadoras requeridas, tais testes realizados com carga de pesos padrão reconhecidos pelo INMETRO, asseguram o cumprimento dos requisitos das normas, garantindo a segurança e integridade do equipamento, além de promover operações Seguras.

Estes são alguns dos equipamentos, veja:
Tanques e silos
Olhais, munhões e outras ligações
Descarregadores de navios
Testes de tração, compressão
Ensaios estáticos e dinâmicos
Execução do Teste de Carga:
Cargas concentradas ou distribuídas
Ponte rolante
Guindastes
Grua
Munck instalados em caminhão ou máquinas
Elevador de carga
Elevador social
Pórticos
Cabo de aço
Tanques e silos
Olhais
Descarregadores de navios
Testes de tração..etc..

A técnica também é aplicável para atestar a qualidade de estruturas novas ou que sofreram mudança de uso ou passaram por recuperação e reforço.Para atestar a resistência e segurança estrutural, a Tecnobal oferece solução de teste de carga, podendo ser aplicada em estruturas, fundações e equipamentos industriais.

Para os Testes de Cargas, são emitidos certificados de conformidade.

Abaixo temos, normas e procedimentos para execução de ensaio dos equipamentos de movimentação de carga suspensa:

Inspeção de Pontes Rolantes

Normas Aplicadas:

NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

  • 11.1.3.2 Indicação de Carga Máxima
    Em todo o equipamento será indicado, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida.

 

  • 11.1.8 Inspeções Periódicas
    Todos os transportadores industriais serão permanentemente inspecionados e as peças defeituosas, ou que apresentem deficiências, deverão ser imediatamente substituídas.

 

ANEXO I DA NR-11

 

  • 1.3.1 Relatório de Inspeção e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)

Após a inspeção do equipamento ou elemento de sustentação, deve ser emitido “Relatório de Inspeção”, com periodicidade anual, elaborado por profissional legalmente habilitado com ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – recolhida, que passa a fazer parte da documentação do equipamento.

 

  • 1.3.2 Inspeções Rotineiras
    As inspeções rotineiras e manutenções devem ser realizadas por profissional capacitado e qualificado.

 

NR 12 – Proteção em Máquinas e Equipamentos

  • 12.17 Condutores

 

  1. Oferecer resistência mecânica compatível com a sua utilização;
  2. Possuir proteção contra a possibilidade de rompimento mecânico, de contatos abrasivos e de contato com lubrificantes, combustíveis e calor;
  3. Localização de forma que nenhum segmento fique em contato com as partes móveis ou cantos vivos;
  4. Não dificultar o trânsito de pessoas e materiais ou a operação das máquinas; (Alterada pela Portaria MTbn.º 98, de 08 e fevereiro de2018)
  5. Não oferecer quaisquer outros tipos de riscos na sua localização;e
  6. Ser constituídos de materiais que não propaguem o fogo. (Alterada pela Portaria MTbn.º 98, de 08 e fevereiro de 2018)
  • 12.18 Quadros de energia
  1. Possuir porta de acesso, mantida permanentemente fechada;
  2. Possuir sinalização quanto ao perigo de choque elétrico e restrição de acesso por pessoas não autorizadas;
  3. Ser mantidos em bom estado de conservação, limpos e livres de objetos eferramentas;
  4. Possuir proteção e identificação dos circuitos;
  5. Atender ao grau de proteção adequado em função do ambiente deuso.

 

  • 12.24 Dispositivos de Partida e Parada
    Os dispositivos de partida, acionamento e parada das máquinas devem ser projetados, selecionados e instalados de modo que:
  1. Não se localizem em suas zonas perigosas;
  2. Possam ser acionados ou desligados em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador;
  3. Impeçam acionamento ou desligamento involuntário pelo operador ou por qualquer outra forma acidental;
  4. Não acarretem riscos adicionais;
  5. Não possam ser burlados.

      Dispositivos de Parada de Emergência
      12.56. As máquinas devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergência, por meio dos quais possam ser evitadas situações de perigo latentes eexistentes.
      12.56.1. Os dispositivos de parada de emergência não devem ser utilizados como dispositivos de partida ou de acionamento.

 

  • Manutenção, inspeção, preparação, ajuste, reparo e limpeza 
    12.111. As máquinas e equipamentos devem ser submetidos à manutenção preventiva e corretiva, na forma e periodicidade determinada pelo fabricante, conforme as normas técnicas oficiais nacionais vigentes e, na falta destas, as normas técnicas internacionais.
    12.111.1. As manutenções preventivas com potencial de causar acidentes do trabalho devem ser objeto de planejamento e gerenciamento efetuado por profissional legalmente habilitado.

  • 12.112. As manutenções preventivas e corretivas devem ser registradas em livro próprio, ficha ou sistema informatizado, com os seguintes dados:
    a) Cronograma demanutenção;
    b) Intervenções realizadas;
    c) Data da realização de cada intervenção;
    d) Serviço realizado
    e) Peças reparadas ou substituídas;
    f) Condições de segurança do equipamento;
    g) Indicação conclusiva quanto às condições de segurança da máquina;
    h) Nome do responsável pela execução das intervenções.

 

NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

  • 18.14.1.6 Programa de manutenção preventiva
  • 18.14.1.6.1 Livro de Inspeção
  • 18.14.7 Vistoria Diária
  • 18.22.9 Inspeção e manutenção de acordo com normas técnicas
  • 18.22.11 Registro das Inspeções

    ABNT NBR ISO 4309 Guindastes - Cabo de aço - Critérios deinspeção e descarte
    ABNT NBR 16147:2013 Comissionamento e Especificação
    ABNT NBR 8400 Projeto

 

Objetivos das Inspeções:
A inspeção de Pontes Rolantes, tem como objetivo avaliar a estrutura do equipamento para garantir a segurança da operação e do patrimônio da empresa, conforme determinam as Normas Regulamentadoras (NR’s) e demais Normas Técnicas Vigentes no país.

A inspeção poderá se dividir em duas ou três etapas, conforme a necessidade, que são: visual, aplicação de carga para testes de movimentos e frenagem e líquidos penetrantes (se necessário).

Visual:  Inspeção dos componentes elétricos, botões de acionamento e de emergência, condutores, quadros de energia e estruturais como cabo de aço, elementos de transmissão, rodízios, acessórios como ganchos, manilhas, entre outros e estabilidade do equipamento.

Líquidos Penetrantes: Aplicação de Líquido Penetrante em componentes mecânicos como trilhos, ganchos, manilha, rodízios, entre outros (se necessário).

Aplicação de carga: O equipamento terá seus movimentos e frenagem testados sem carga, com 50% da carga de trabalho, com 100% da carga de trabalho e com 120%da carga de trabalho.

===============================================================

A TECNOBAL está estruturada para atender as mais diversas necessidades relacionadas a inspeção por ensaios não destrutivos e teste de carga, em diversos equipamentos, conforme Normas Brasileiras atuais .A movimentação de grandes pesos requer muita técnica e experiência o que faz da Tecnobal uma empresa confiável quando se trata de teste de carga em equipamentos de Movimentação de carga suspensa.

Deste modo, quando precisar de empresa para fornecer serviços em teste de carga, contrate a Tecnobal.

 

Ligue:

Canais de contato: 
(11) 4555-6145
(11) 4555-5402 também é whatsaap
E-mail: tecnobal@tecnobalbalancas.com.br

Envie e-mail:
clique aqui!

Avenida Dom José Gaspar, 259-Bairro Matriz-Mauá-SP / CEP: 09370-670(Sede própria)

Veja abaixo alguns videos de teste de carga realizados pela Tecnobal.

VIDEO 1-Teste de carga em carro de transferência 11 toneladas.


VIDEO 2-Teste de carga ponte rolante 15 toneladas


VIDEO 3-Teste de carga em pórtico 3 toneladas


VIDEO 4-Teste de carga em ponte rolante 10 toneladas