Teste de Carga em Ponte Rolante e Equipamentos



SERVIÇO DE TESTE DE CARGA EM PONTE ROLANTE ,PÓRTICO,GUINDASTES,MONOVIAS EM MAUÁ.
30 ANOS ATENDENDO EM QUALQUER REGIÃO DO ABC E DE SÃO PAULO.

Teste de carga em ponte rolante utilizando pesos padrão e balança certificada com rastreabilidade INMETRO.
Executamos teste em estruturas, pontes rolantes, pórticos, olhais, vigas, plataformas, caminhões munck, camas hospitalares, gaiolas, talhas de corrente manuais, talhas elétricas, etc.O teste ou ensaio de cargas trata-se de uma técnica utilizada para garantir o procedimento seguro de içar, movimentar, transportar e deslocar determinada carga sem riscos de acidentes.O teste de carga também tem como objetivo documentar os procedimentos para que o cliente faça uso seguro de seu equipamento de movimentação de carga suspensa.

Teste de carga Tecnobal,é diferenciado pois utilizamos padrões  rastreáveis ao INMETRO.
Os testes de carga podem ser executados conforme NORMA ABNT NBR 16147 ou específica ao equipamento.

Entre em contato conosco:
(11)2375-7632
(11)2375-7637
(11)4555.6145 
(11)4555.5402 WhatsApp
Email: tecnobal@tecnobalbalancas.com.br

 

Usamos carga seca(pesos calibrados) para teste de carga em ponte rolante ou equipamentos equivalentes.
Realizamos provas de carga e ensaios equipamentos de movimentação de carga utilizando as melhores tecnologias e equipamentos, seguindo todas as normas vigentes.

 

Alguns de nossos ensaios/teste de carga:
Prova de carga estática
Ensaio de carregamento dinâmico
Verificação da sustentação dos freios
Avaliação de deformação elástica ou plástica da estrutura
Prova de carga-teste de carga em pontes rolantes ou qualquer outro equipamento que movimente carga.

 

UTILIZAMOS  PESO PADRÃO.
Com certificado de calibração emitido por laboratório acreditado INMETRO.


A utilização de pesos materializados é mais seguro e não traz risco ao meio ambiente.
Tecnobal não utiliza bolsas d’água e evita alguns imprevistos:

*Risco de rasgar uma bolsa caso encoste em algo pontiagudo.
*Impossibilidade de uso devido altura de pé direto.
*Risco em vasar água e danificar patrimônio.
*Precisa providenciar o grande volume de água para enchimento.
*Necessário dar destino correto para não agredir o meio ambiente.

*POR ISSO USAMOS PESOS CALIBRADOS COM CERTICAÇÃO INMETRO.
 

Teste de Carga utilizando Peso Padrão-ESTE É CONFIÁVEL!

A TECNOBAL está capacitada a oferecer serviços de teste de carga, medição de flecha que são itens essenciais para validar seus equipamentos e assegurar a operação dentro das especificações dos fabricantes e normas vigentes.
Todos os nossos serviços de inspeção acompanham documentações de registro com todas as informações coletadas pela nossa equipe para análise do cliente.
Por fim, nossa equipe de profissionais é capacitada para a execução de ensaios não destrutivos e elaboração de laudos para validação destes equipamentos

Saiba mais sobre nosso trabalho com teste de carga em equipamentos de elevação de carga:
Teste de carga não destrutivo:
 

Realizamos ensaio de carga não destrutivo, conhecido também como testes de carga em todos os tipos de equipamento para içamento de carga.Conte conosco para realizar testes de cargas em Pontes Rolantes, Pórticos Rolantes ou qualquer equipamento de elevação de carga.Realizamos teste com carga estática e de carga dinâmica, onde assegura e  promove as operações seguras no desempenho destes equipamentos que elevam carga suspensa..

Teste de carga até 110% da carga máxima:
Todos equipamentos que passam por nossas mãos, sempre que possível é testado até 110% da sua carga nominal, o que garante seu desempenho satisfatório até sua carga máxima.
Desta forma o equipamento de movimentação de carga suspensa quando for aprovado para uso podem trabalhar com total segurança.

Teste de carga com massa padrão e balança:
Para testar a capacidade de carga do equipamento, utilizamos pesos padrão, balança suspensa digital certificada o que agrega confiança no resultado.

 

 
Realização de teste de carga e a adequação à NR-11
A NR 11- Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, estabelece os requisitos de segurança, a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica, quanto manual, de modo a evitar acidentes no local de trabalho.
Os serviços de Inspeção de equipamentos por ensaios não destrutivos e teste de carga tem como objetivo suprimir a ocorrência de falhas nos equipamentos decorrentes de erros de projeto, deficiências de estrutura física adequada, procedimentos de fabricação, corrosão, fadiga ou até mesmo danos introduzidos durante o transporte e utilização excessiva do equipamento.

 

Teste de carga em pontes rolantes, Pórticos, Braços Giratórios, talhas, guinchos, Munck. etc..

Testar equipamentos que faz Movimentação de carga suspensa em sua empresa é questão de segurança e para isto a Tecnobal tem a solução.A movimentação de cargas muito pesadas representa um grande desafio na logística de muitas empresas. É justamente nesta hora que a Tecnobal entra como parceira, fornecendo serviço de teste de carga com alto nível de precisão, pois usamos pesos padrão certificados por laboratório reconhecido pelo INMETRO. Nosso teste de carga também é feito usando uma balança eletrônica certificada para garantir a precisão no teste de carga do equipamento seja ele qual for: Munck, guinchos, guinchos, talhas, Braços Giratórios, Pórticos, pontes rolantes, etc..

 

DOCUMENTAÇÃO INCLUSA  QUE FORNECEMOS AO CLIENTE NA EXECUÇÃO DO TESTE DE CARGA:
Certificado referente ao teste de carga incluindo evidência com fotos.
Certificado referente à massa utilizada no ensaio/teste de carga.
Certificado referente à balança utilizada no ensaio/teste de carga.

 

DOCUMENTAÇÃO "OPCIONAL" QUE FORNECEMOS AO CLIENTE NA EXECUÇÃO DO TESTE DE CARGA:
Relatório de Inspeção e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Análise Estrutural.
Memorial de cálculos.
Livro de Registro de ocorrências.

 

Relatório de Inspeção e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART):
Após a inspeção dos equipamentos e acessórios serão emitidos “Relatórios de Inspeção”, com periodicidade anual e emitida ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.

 

Análise Estrutural:
Trata-se da inspeção visual e coleta de dados (dimensões) dos equipamentos.

 

Memorial de cálculos:
Realização de cálculos de resistência mecânica das estruturas (somente para equipamentos sem histórico ou evidência).

 

Livro de Registro de ocorrências:
Após a finalização das inspeções e testes de carga serão realizadas as aberturas dos livros de registro de ocorrências, para os equipamentos que ainda não possuem os respectivos livros, onde serão anexados os relatórios das inspeções e a ART.

Observações:
Todas as não conformidades encontradas serão apontadas nos relatórios e na opcional ART, sendo de responsabilidade do proprietário ou responsável pelos equipamentos as devidas adequações, para que os equipamentos sejam considerados aprovados para o uso.

Saiba um pouco mais sobre teste de carga  com pesos padrão e balança eletrônica:


Serviços de Testes de Carga:
Realizamos testes de carga em diversos tipos de equipamentos com o uso de pesos padrão, células de carga calibradas ou balanças suspensas, sejam eles em guindastes, pontes e pórticos rolantes, guinchos, vigas de sustentação, olhais, monovias, barras de içamento ou de acordo com a necessidade do cliente através do planejamento e execução de projetos especiais.O teste de carga é essencial para garantir a segurança da operação, garantindo o peso máximo ao qual o equipamento suportará, evitando acidentes e passando confiança para quem o opera e o utiliza.

Teste de Carga com certificado e ART:
A execução do Teste de Carga é totalmente documentado registrando os dados coletados em Certificado de Verificação citando o procedimento de Teste de carga acompanhado também de A.R.T, emitido e assinado por engenheiro Mecânico.

 

O Teste de Carga visa avaliar o comportamento do equipamento ou estrutura completa ao ser submetido à intensa carga. O teste é focado em estruturas de içamento de diversos seguimentos de movimentação de carga suspensa as quais podem ser móveis, giratórias ou fixas.

A importância do Teste de Carga:
É comum que tais estruturas levantem grandes pesos a grandes alturas. Caso o equipamento venha a ceder em condições extremas (muito peso em elevada altura) certamente acarretará em enormes prejuízos ao local do acidente a  todos os envolvidos e à própria carga.

 

Nos consulte para realizar testes de cargas em equipamentos de elevações, tais como Ponte Rolante, Pórtico Rolante, Talhas elétrica, estruturas, guinchos, guindastes, muncks, cabos de aço, etc.

Nossa forma em executar teste de carga utilizando pesos padrão  juntamente com balança certificada é a forma visualmente mais confiável pois toda carga aplicada é evidenciado na balança.Outro detalhe importante é o cliente entender a facilidade este teste de carga pois assim a confiabilidade e entendimento é bem simples.

Enfim, quando há dúvidas sobre a segurança de uma estrutura, uma alternativa é realizar um teste de carga que também é conhecido como prova de carga.O procedimento também é aplicável para atestar a qualidade de estruturas novas ou que passaram por recuperação e reforço.Para garantir a segurança estrutural, a Tecnobal oferece o serviço completo de teste de carga com massas padrão certificadas pelo INMETRO e também com uso de balança para evidenciar o pesos que estarão sendo usados no teste de carga, confirmando o peso real pendurado na estrutura.

Caso queira você mesmo executar o teste de carga, alugaremos para você o peso de padrão necessário e a balança.Fique a vontade em solicitar o que realmente necessita.
 

 

Os testes de carga e tração em equipamentos de movimentação de carga podem ser:

Teste de Carga em Ponte Rolante, Pórtico Rolante

Teste de carga equipamentos de movimentação de carga

Teste de Desempenho e Carga

Teste de Carga em Ponte Rolante

Teste de carga pórticos

Teste de carga em mono vias e vigas

Teste de carga em Guindastes

Teste de carga em gruas

Teste de carga em Grua

Teste de carga em caminhão munck

Teste de carga em ponte rolante.

 

 

Estes são alguns dos equipamentos passíveis para teste de carga, veja:

Tanques e silos

Olhais, munhões e outras ligações

Descarregadores de navios

Testes de tração, compressão

Ensaios estáticos e dinâmicos

Execução do Teste de Carga:

Cargas concentradas ou distribuídas

Ponte rolante

Guindastes

Grua

Munck instalados em caminhão ou máquinas

Elevador de carga

Elevador social

Pórticos

Cabo de aço

Tanques e silos

Olhais

Descarregadores de navios

Testes de tração..etc..

 

 

Inspeção de Pontes Rolantes

Normas Aplicadas:

NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

  • 11.1.3.2 Indicação de Carga Máxima

Em todo o equipamento será indicado, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida.

  • 11.1.8 Inspeções Periódicas

Todos os transportadores industriais serão permanentemente inspecionados e as peças defeituosas, ou que apresentem deficiências, deverão ser imediatamente substituídas.

 

ANEXO I DA NR-11

  • 1.3.1 Relatório de Inspeção e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)

Após a inspeção do equipamento ou elemento de sustentação, deve ser emitido “Relatório de Inspeção”, com periodicidade anual, elaborado por profissional legalmente habilitado com ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – recolhida, que passa a fazer parte da documentação do equipamento.

  • 1.3.2 Inspeções Rotineiras

As inspeções rotineiras e manutenções devem ser realizadas por profissional capacitado e qualificado.

 

NR 12 – Proteção em Máquinas e Equipamentos

  • 12.17 Condutores
  1. Oferecer resistência mecânica compatível com a sua utilização;
  2. Possuir proteção contra a possibilidade de rompimento mecânico, de contatos abrasivos e de contato com lubrificantes, combustíveis e calor;
  3. Localização de forma que nenhum segmento fique em contato com as partes móveis ou cantos vivos;
  4. Não dificultar o trânsito de pessoas e materiais ou a operação das máquinas; (Alterada pela Portaria MTbn.º 98, de 08 e fevereiro de2018)
  5. Não oferecer quaisquer outros tipos de riscos na sua localização;e
  6. Ser constituídos de materiais que não propaguem o fogo. (Alterada pela Portaria MTbn.º 98, de 08 e fevereiro de 2018)

 

  • 12.18 Quadros de energia
  1. Possuir porta de acesso, mantida permanentemente fechada;
  2. Possuir sinalização quanto ao perigo de choque elétrico e restrição de acesso por pessoas não autorizadas;
  3. Ser mantidos em bom estado de conservação, limpos e livres de objetos eferramentas;
  4. Possuir proteção e identificação dos circuitos;
  5. Atender ao grau de proteção adequado em função do ambiente deuso.

 

  • 12.24 Dispositivos de Partida e Parada

Os dispositivos de partida, acionamento e parada das máquinas devem ser projetados, selecionados e instalados de modo que:

  1. Não se localizem em suas zonas perigosas;
  2. Possam ser acionados ou desligados em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador;
  3. Impeçam acionamento ou desligamento involuntário pelo operador ou por qualquer outra forma acidental;
  4. Não acarretem riscos adicionais;
  5. Não possam ser burlados.

 

 

  • Dispositivos de Parada de Emergência

12.56. As máquinas devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergência, por meio dos quais possam ser evitadas situações de perigo latentes eexistentes.

12.56.1. Os dispositivos de parada de emergência não devem ser utilizados como dispositivos de partida ou de acionamento.

 

  • Manutenção, inspeção, preparação, ajuste, reparo e limpeza

12.111. As máquinas e equipamentos devem ser submetidos à manutenção preventiva e corretiva, na forma e periodicidade determinada pelo fabricante, conforme as normas técnicas oficiais nacionais vigentes e, na falta destas, as normas técnicas internacionais.

12.111.1. As manutenções preventivas com potencial de causar acidentes do trabalho devem ser objeto de planejamento e gerenciamento efetuado por profissional legalmente habilitado.

12.112. As manutenções preventivas e corretivas devem ser registradas em livro próprio, ficha ou sistema informatizado, com os seguintes dados:

a) Cronograma demanutenção;

b) Intervenções realizadas;

c) Data da realização de cada intervenção;

d) Serviço realizado;

e) Peças reparadas ou substituídas;

f) Condições de segurança do equipamento;

g) Indicação conclusiva quanto às condições de segurança da máquina;

h) Nome do responsável pela execução das intervenções.

 

NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

  • 18.14.1.6 Programa de manutenção preventiva
  • 18.14.1.6.1 Livro de Inspeção
  • 18.14.7 Vistoria Diária
  • 18.22.9 Inspeção e manutenção de acordo com normas técnicas
  • 18.22.11 Registro das Inspeções

ABNT NBR ISO 4309 Guindastes - Cabo de aço - Critérios deinspeção e descarte

ABNT NBR 16147:2013 Comissionamento e Especificação

ABNT NBR 8400 Projeto

 

Veja abaixo perguntas e respostas  sobre teste de carga:

Quem realiza Teste de Carga em ponte rolante?
Tecnobal executa teste de carga em pontes rolantes novas e usadas conforme ABNT NBR 16147 e fornece vários documentos pertinentes.

Onde é executado o teste de carga?
O teste de carga é executado em Ponte Rolante, pórticos, guinchos, guindastes, muncks, monovias, talhas ou qualquer equipamento que sustente ou movimente a carga. A Tecnobal executa teste de carga em qualquer equipamento industrial. A Tecnobal também executa teste de carga em equipamentos hospitalares.

Como é feito o teste de carga?
O teste de carga fornecido pela Tecnobal é feito com pesos padrão calibrados com rastreabilidade RBC-INMETRO.É usado também uma balança suspensa, tipo dinamômetro que serve para medir a força aplicada neste teste de carga sobre o equipamento que pode ser ponte rolante, guincho giratório, coluna giratória,monovia,estruturas metálicas,etc.

O que é teste de carga em equipamentos de elevação de carga suspensa? 
O Teste de Carga visa avaliar o comportamento do equipamento ou estrutura completa ao ser submetido à intensa carga. O teste é focado em estruturas de içamento de diversos seguimentos de movimentação de carga suspensa as quais podem ser móveis, giratórias ou fixas.

Quem executa o teste de carga?
O serviço de teste de carga de ponte rolante é realizado por profissionais especializados e treinados. A Tecnobal fornece toda documentação quando executa teste de carga em ponte rolante, pórticos, colunas giratórias entre outros equipamentos de movimentação de carga.

O que é teste de carga de ponte rolante?
O teste de carga de ponte rolante fornecido pela Tecnobal é o processo de determinação da capacidade máxima de peso de uma ponte rolante. O teste envolve carregar o guindaste com um peso pesado para ver se ele pode lidar com a carga sem problemas. Ao realizar testes de carga, você pode garantir que seu guindaste esteja operando com segurança e eficiência e identificar possíveis problemas antes que eles se tornem sérios.

O que é uma ponte rolante?
Ponte rolante é um equipamento utilizado para içar e movimentar produtos que possuem grandes volumes ou que sejam muito pesados. É necessário teste de carga para garantir a segurança. Tecnobal executa teste de carga e fornece a certificação com ART para equipamentos aprovador para uso.

Quais são os componentes de uma ponte rolante ?
Uma ponte rolante é constituída basicamente de três itens:

A viga é a primeira, sendo a parte principal do equipamento, podendo ser única ou dupla, dependendo da operação. É sobre ou sob ela que o carro será deslocado, permitindo a movimentação dos materiais.

O segundo item é o carro, que se movimenta pela viga e através do seu mecanismo dá a sustentação a talha, permitindo o deslocamento transversal ou vertical da carga.

Por último, existe a talha, que é montada no carro e responsável pelo movimento de elevação da carga. Normalmente são utilizados cabos de aço para o levantamento dos materiais e possui um motor elétrico para o sistema de freios.

Todos os componentes que compõem uma ponte rolante devem ser submetidos ao teste de carga. Se ocorrer algum acidente, a primeira dúvida a ser levanta é se já o teste de carga foi executado. A Tecnobal executa o teste de carga e aponta possíveis problemas a serem corrigidos para o bom funcionamento da ponte rolante ou outro equipamento de movimentar carga.

 

O que são pórticos?   
Os pórticos e semipórticos rolantes são equipamentos versáteis, indicados para a movimentação de cargas pesadas. Eles possuem baixo custo de manutenção, e se comparados à guindastes, apresentam mais segurança e agilidade. Pórticos também devem ser executados os testes de carga.A Tecnobal executa teste de carga com pesos padrão certificados.

O que é teste de carga em equipamentos de elevação de carga suspensa? 
O Teste de Carga visa avaliar o comportamento do equipamento ou estrutura completa ao ser submetido à intensa carga. O teste de carga que a Tecnobal fornece é focado em estruturas de içamento de diversos seguimentos de movimentação de carga suspensa as quais podem ser móveis, giratórias ou fixas.

O que é Braço giratório com talha?
O braço giratório com talha manual ou elétrica é um equipamento utilizado para movimentação e elevação de cargas em diversos ambientes industriais e de construção civil. É composto por um braço giratório que suporta uma talha manual ou elétrica, permitindo o deslocamento da carga em diferentes direções. A Tecnobal faz o teste de carga usando pesos calibrados de carga.

O que é um braço giratório de coluna?
O braço giratório de coluna é um equipamento de suma importância para diversos segmentos da indústria, sendo também conhecido como guindaste de coluna com lança giratória. O teste de carga usando pesos calibrados de carga oode ser solicitado à Tecnobal.

 

 

VEJA  NOSSO CATÁLOGO DE SERVIÇOS

 

Outros serviços:

ASSISTÊNCIA TÉCNICA :
Balanças de todas as marcas e capacidade - Paleteiras manuais e elétricas.

TESTE DE CARGA:
Ponte Rolante,Pórtico,Talhas,Guinchos,Muncks,equipamentos de elevação de carga .

LOCAÇÃO:
Pesos padrão , Paleteiras com balança,Balança suspensa,Dinamômetros.

 

Entre em contato conosco:
(11)2375-7632
(11)2375-7637
(11)4555.6145 
(11)4555.5402 WhatsApp
Email: tecnobal@tecnobalbalancas.com.br



Avenida Dom José Gaspar, 259-Bairro Matriz-Mauá-SP / CEP: 09370-670(Sede própria)